quarta-feira, 25 de abril de 2007

Ocupaçao do MAC Niterói-Performance de Daniel Murgel.


Ilha dos Cardos vista de dentro do MAC
Neste próximo fim de semana o MAC de niterói será ocupado por um bando de artistas. trata-se do evento "museu vazio"... mas é bem verdade que não estará tão vazio assim.
o museu será palco de performances, danças, músicas, videos e muito mais...
quem já foi ao MAC deve ter percebido na sua exuberante paisagem
uma pequena ilha situada bem em frente ao museu.
a partir das 10h deste próximo sábado (dia 28) até as 18h deste próximo domingo (dia 29)
o artista Daniel Murgel ocupara a ilha dos cardos com nada mais nada menos que a sua sobrevivência.

ocupação temporária n° 1: autonomia - Ilha dos Cardos
" durante 36h eu vou pescar, comer, beber, fumar, dormir, mergulhar
sem sair da ilha mesmo com o museu fechado "

para aqueles que estiverem dentro do museu haverá um binóculo na varanda e destarte todos poderão acompanhar minhas movimentações e olhar um pouco mais para a paisagem.O artista espera que não, mas mesmo chovendo realizará a ocupação/performance.

terça-feira, 24 de abril de 2007

Sol Lewitt




four sided pyramid 1997




quatro cores basicas e suas combinaçoes-1971
quatro tipos básicos de linhas retas e suas combinaçoes- 1969

sol lewitt 1928-2007


O artista norte-americano Sol LeWitt, considerado um dos expoentes máximos da arte conceptual, faleceu em Nova Iorque aos 78 anos vítima de cancro. LeWitt trabalhou em duas e três dimensões, criando desde murais de coloridos motivos geométricos a estruturas modulares construídas a partir da repetição de cubos ou do desenrolar de formas geométricas. O artista reduziu a sua linguagem expressiva a formas básicas, como os quadrados, as esferas e os triângulos, e a cores primárias. LeWitt foi um activo apologista da arte conceptual, dando primazia à ideia sobre a sua execução e estética. Em meados dos anos 60 começou a experimentar desenhar sobre paredes, uma ideia considerada original e radical na medida em que os murais eram executados por uma equipa de assistentes que seguiam meticulosamente as suas instruções. O artista chegou a idealizar uns 1.200 destes murais efémeros que deviam ser apagados uma vez terminada a sua exibição temporária. “LeWitt desenvolveu um método de trabalho para criar obras de arte basedas em simples direcções, obras que podem ser executadas por outros em lugar do artista. Rejeitou a noção de arte como un objecto único e precioso”, afirmou a historiadora J. Fiona Ragheb no catálogo da colecção do Museu Guggenheim. No catálogo da sua retrospectiva no MoMA, em 1978, a comissária Bernice Rose assinala que os seus revolucionários murais “foram tão importantes para o desenho como foi o uso da técnica de Pollock para a pintura dos anos 50”. Nascido em 1928 em Hartford, no estado de Connecticut, LeWitt estudou arte na Universidade de Syracuse, onde se licenciou em 1949, e estudou no exército dois anos, a partir de 1951, durante a Guerra de Coreia. Em 1953 mudou-se para Nova Iorque, onde teve diversas ocupacões, incluindo a de recepcionista no MoMA, antes de começar a afirmar-se como artista. A sua primera exposição individual ocorreu em 1965 na galeria John Daniels de Nova Iorque e desde então a sua obra foi exibida em quase uma centena de galerias espalhadas pelo mundo.

segunda-feira, 9 de abril de 2007

EDITAL-Artists Link - British Council.


Fabiano Marques é um dos artistas que ja foi selecionado este ano pelo edital.





O Artist Links é um programa conjunto do Arts Council England e do British Council, com o apoio do Visiting Arts, cujo objetivo é o desenvolvimento e a implementação de uma rede de associações colaborativas que resultem em intercâmbios, estágios, produções conjuntas e oportunidades de desenvolvimento entre países.
O projeto ativa o direito dos artistas de transitar em busca do desenvolvimento de seu trabalho e incentiva um ambiente de culturas cruzadas entre a Grã-Bretanha e outras culturas através de períodos de residência e pesquisa.
Iniciado em 2003, o programa piloto apoiou e construiu pontes culturais entre Inglaterra e China.
Usando sua vasta experiência nos cenários das artes do Brasil e da Inglaterra e seu profundo conhecimento da diversidade cultural desses países, o Artist Links agora oferece oportunidades a artistas que vivem na Inglaterra e no Brasil de passar uma temporada no outro país desenvolvendo sua prática artística. O programa conta com parcerias, em ambos países, com importantes instituições de arte que compartilham dos mesmos objetivos e podem oferecer apoio profissional aos artistas durante sua residência.
O Programa está aberto a artistas em todos os estágios de sua vida artística e praticantes de formas de arte que incluem Música, Artes Cênicas e Dramaturgia, Live art, Literatura, Artes Visuais, Escultura, Novas Mídias e Artes Digitais, Dança e outras práticas artísticas. A qualidade artística da proposta constitui um critério de suma importância.
A duração de uma residência dependerá do projeto - e do orçamento - proposto por cada artista. Não há um formato particular de residência, e isso dependerá do projeto - e intuito - de cada artista.
Os projetos serão selecionados através de um processo aberto e selecionados por profissionais do Arts Council England e do British Council, com base em avaliações externas de profissionais da arte do Brasil e do Reino Unido.
A próxima rodada de inscrições abrem em 31 de Março e encerram em 04 de Junho de 2007. A seguir, novos processos de inscrições serão realizados a cada 6 meses.


Mais informaçoes sobre a inscricao e selecao:


EDITAL -Trajetórias 2007- Recife

Aslan Cabral-Flat line_Goodbye World-2007 FUNDAJ
A Fundação Joaquim Nabuco vem a alguns anos, considerando a coordenação de Cristiana Tejo, colocando em pauta grandes nomes da arte ao mesmo tempo que revelando nomes da produção emergente no país através do edital Trajetórias, que seleciona os trabalhos que exibidos em suas galerias.
Mais uma vez o edital está aberto e o prazo para enviar projetos é até o dia 16 deste mês.
Tem algum projeto pronto? ou pedindo para ser finalizado??aproveite a oportunidade e trabalhe algumas noites essa semana-corra em gráficas e afins e poste o seu envelope com portifolio, projeto, fotos...até a segunda-feira 16, e se estiver satisfeito com o material enviado.relaxe e aguarde o resultado. Se não estiver satisfeito ou certo do que quer com seu trabalho-cruze os dedos, bata tambor, ascenda uma vela...faça uma performance ritualística
OU
volte pro computador ou mesa de estudo e pense novamente seu projeto-se a mídia escolhida é a que favorece a sua idéia, pesquise outros artistas que já trabalharam com este discursso, suporte, questao...faça arte.
Editais proporcionam aos projetos bons exercícios de elaboração para finalização, realizaçao-aproveitem!
Regulamento:

terça-feira, 3 de abril de 2007

O cristo de rapadura e a virgem de merda.




O ultimo tópico deste blog fala da intervenção da liga católica de Nova Iorque, que cancelou após milhares de gigabytes de e-mails e horas de telefonemas protestando a exibição de um Cristo, nu, feito de chocolate durante a semana santa.
Me lembrou aquele episodio em que Chris Ofili-pintor inglês que causou polêmica no finzinho do século passado ao exibir “The Holy Virgin Mary” (foto) uma pintura que assim como muitas deste artista, contem bolas de excremento de elefante-uma especie de assinatura do artista.
O que diria a Catholic League da obra do brasileiro-baiano- Caetano dias. Sua obra transita entre o sagrado e o profano, o íntimo e o público, em um jogo de significações-Um Jesus Cristo feito com rapadura que cada visitante poderia tirar uma lasca do senhor.




O detalhe é que quando fui buscar a imagen da pintura do Chris ofilis digitei:


The HolyMary


e as primeiras 8 imagens nao sao da virgem maria da igreja, e sim a polemica obra!


estaria a virgem sagrada perdendo espaço na internet?será que ja teve?


:(

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Amém! "Meu doce senhor" escultura de Cosimo Cavallaro é censurada.







Coincidencia, como alegou no dono da Lab Gallery, ou não



O que se sabe é que a escultura "My sweet lord" não será exibida durante a semana santa em Manhatam.A exposicao programada para ter sua abertura hoje atiçou a igreja católica ao exibir uma representacao de Jesus Cristo feita com chocolate.Com 2 metros de altura, pendurado por fios de nylon que saem de seus braços o Cristo encontra-se como se estivesse crucificado, mas sem o manto que cobre suas partes genitais.



Cosimo Cavallaro diz que a exposicao foi vitima de pessoas que nao viram a obra e tiraram conclusões, críticas contrárias a sua intenção. E de fato foram muitas pessoas que posicionaram-se contra a galeria, que na ultima sexta teve um overrun de e-mails e telefonemas em protesto contra o doce senhor.



A exposiçao estava programada para ser aberta hj, logo apos o Palm Sunday e encerrar no domingo de Páscoa.Coincidencia hun? será que estavam planejando comer o Cristo no domingo?



gracinhas e escapadas a parte, vale a pena lembrar que um trabalho deste cunho exibido neste momento-de extrema importancia para muitas pessoas,fiéis ou nao, ao redor do mundo ja deveria estar contando com tal repercussão.



No que me parece o artista resolveu fazer algo especial para a semana santa e aticou a liga catolica que declarou:



é um dos piores atentados que causaram a imagem de jesus nos ultimos tempos!



Cavallaro já é bem conhecido por seus experimentos com comida.certa vez pintou um quarto de hotel com mussarela derretida ttp://news.bbc.co.uk/olmedia/1600000/images/_1604920_cheeseguy300.jpg), e tb ja colocou 312 kgs de presunto fatiado sobe uma cama de casal finalizando assim mais uma de suas esculturas.(http://www.dolphinsdock.com/blog/images/image621208x.jpg)