domingo, 1 de julho de 2007

VERBO-Galeria Vermelho. Sao Paulo


Imagen divulgação de SEARCH-performance de Aslan Cabral



Projeto sem fins lucrativos criado em 2005, o objetivo da VERBO é apresentar ações, instalações e publicações ligadas à arte da performance. Evento de caráter interdisciplinar, que reúne artistas das artes do corpo e das artes visuais, a VERBO propõe criar, no espaço da Vermelho, um ambiente de convivência que permita encontros e trocas de experiências entre público e artistas de diferentes procedências.

Diferente das edições de 2005 e 2006, em que os trabalhos foram selecionados através de convite direto aos artistas, em 2007 o processo de seleção de trabalhos foi aberto para que artistas do Brasil e do estrangeiro enviassem seus projetos. A intenção foi democratizar a seleção, ampliando as possibilidades de abrangência do evento. O retorno foi surpreendente. Foram recebidos mais de 250 projetos. A seleção dos trabalhos foi feita em conjunto pela curadora Daniela Labra, parceira da Vermelho para o projeto VERBO, desde 2005, Eduardo Brandão e Marcos Gallon, ambos da Vermelho. O critério de escolha dos projetos foi determinado pela inovação das propostas, e pelo histórico das performances já apresentadas em edições anteriores. Não há, como em outros eventos do gênero, um tema central. O objetivo da VERBO é apresentar, uma vez por ano, um panorama plural das criações na área da performance.

Foram selecionados 34 trabalhos que serão distribuídos nos seis dias de duração do evento. Há trabalhos de artistas representativos no cenário da performance que, em alguns casos, já participaram de outras edições da VERBO, como, “Zona Morta” (2007), de Maurício Ianês, SP; “O Beijo” (2007), de Cris Bierrenbach, SP; “Ópera do cotidiano” (2007), de Ana Montenegro e Edigar Ulisses, SP-PE; “Body Presence” (2007), da brasileira radicada na Holanda Rose Akras; “OPOSITIVO” (2007) do Grupo Empreza, (GO); “Ping Pong JU” (2007), de Bob N e Fernando de La Rocque, RJ; e “Snowman” do finlandês Anti Laitinen.

Grande parte dos projetos enviados se apropriam da internet e a subvertem de formas distintas. Foram selecionados: “Songs of Googlism” (2006/2007), do D1G1GARD3N (digigarden) formado pelo duo de artistas Nivaldo Godoy Jr. e Panais Bouki. No trabalho a dupla utiliza dados do Google para criar textos montados com fragmentos de frases vindas de diferentes sites da internet; “Cozinha Cultural” (2007), de Teresa Berlinck, SP, ocupará parte do pátio da Vermelho. Para criá-lo, a artista reuniu em um blog ingredientes, utensílios, receitas e dicas cedidas por colegas e amigos. Durante os seis dias do evento, por duas horas, Berlinck preparará uma receita diferente com os ingredientes e utensílios coletados no blog; e “Saindo do Armário” (2007), de Ricardo Oliveros, SP, projeto que pretende estabelecer um jogo entre um dançarino, um DJ e o público, através da edição e transmissão via internet das imagens captadas durante a performance.

Foram recebidos também, uma série de projetos que estabelecem uma relação direta com a música, como: “Obra-Prima” (2007), de Siri e Debora Engel, RJ. Na obra, os artistas utilizam elementos e sons coletados em canteiros de obras da cidade, como cones, tubos, baldes, molas, e etc., e os transformam em instrumentos de percussão; Em “Minha buceta não é corporativa” (2007), Jezebel the bullet woman is back (SP), apresenta um pocket show-performance com músicas que discutem a questão do feminismo na atualidade.

Criados por jovens artistas que vem da área da dança, foram selecionados: “In-Organic” (2006), de Marcela Levi, RJ; “carne” (2007), de Micheline Torres, RJ; e “Primeiro era depois” (2007), de Joana Ferras e Juliana Ferreira.

A VERBO conta também com trabalhos instalativos, como, “Procurador de Sentido” (2003-2007), de Diogo Moraes, SP, obra composta por uma série de desenhos resultado dos deslocamentos do artista pela cidade de São Paulo; “Objeto Suprematista” (2007) de Guilherme Teixeira, SP, obra que serve de assento, mas também como plataforma de salto. O grupo carioca OPÁVIRARÁ constrói, com mais de 300 plantas, seu “NAMOITA” (2006). Em “Vending Machine” (2007), das paulistas Carolina Mendonça e Tainá Azeredo, o público poderá comprar (R$.3,00), kits variados divididos por categorias, como, artista virtual, artista autobiográfico, fotógrafo, performer, body art, vj, apreciadores, críticos, não apreciadores, e etc.

Além disso, a curadora Daniela Labra ministrará, simultaneamente ao evento, a oficina “Discutindo a arte da performance”, no Centro Maria Antonia



Release das Acões:
http://www.agenciaverbo.com/amostra/mostra2007.asp?idioma=pt&id_artistas=154&cursorPosicao=1