quarta-feira, 29 de outubro de 2008

29ª BIENAL DE SÃO PAULO-EM VIVO CONTATO


No ultimo domingo um grupo resolveu fazer uma intervenção no 1º andar da Bienal e essa ação acabou virando cas de polícia.Neste tópico do Arte Atual reuní algumas imagens e opniões(e também o link de onde eu encontrei essas info)para que possamos acompanhar e contribuir para o pensamento em relação a arte e seus realizadores.
Aqui vai a convocatória, seguida de tradução, e logo na sequencia comentários sobre o momento atual.



ATACK BIENAL 2008

Nada do que suposto o natural, a simbolica e singular Pixação Paulistana, espancar na tinta Galerias e Museus de Arte, transcendendo "ALÉM DO BEM E DO MAL", prestando seu papel aos "Confortaveis", contribuindo com a Arte e a Humanidade.

PROGRESSO

Espancaremos na Tinta a Bienal de Arte esse ano conhecida como Bienal do Vazio.

DIA - 26/12/2008 - Domingo LOCAL: Pq do Ibirapuera

PONTO DE ENCONTRO: Ponto de onibus em frente o "Detram"

HORARIO: 18:00 horas

Submeteremos e ao mesmo tempo protestaremos, resgatem frases pelo povo.
HUMANISMO.

"Contamos com a presença de todos os Pixadores"
"TODOS PELA PIXAÇÃO"


VEJA EM TAMANHO MAIOR / SEE LARGE SIZE: www.flickr.com/photos/choquephotos/show/with/2980665492/

Nesse site aqui está rolando uma discurssão bem interessante:
http://www.culturaemercado.com.br/post/intervencao-na-bienal-e-caso-de-policia/#comment-12656



Acabo de colocar um comment lá que está esperando aprovação.Anyway, aqui vai o que escrevi após ler a discurssão:


Puxa!
Eu estava me organizando para ir a São Paulo, principalmente para realizar uma ação, performance, intervenção nesse andar vazio da Bienal.Mas aí meus flatmates que estiveram em sampa para a mostra de cinema visitaram o pavilhão lá no domingo(neste momento histórico) e me falaram de suas impressões em relação a bienal.E mesmo achando que arte é algo complexo como política e religião(haha[) concordei com suas impressões mesmo sem ter estado lá.Desisti, meu traje de xilindró está na tinturaria huahua.

A idéia do vazio funciona muio bem no texto/proposta mas na prática só parece manter o que mais me intriga na tal arte contemporânea:
A arbitrariedade.
Abrir um vazio e querer que esse vazio fique vazio vazio e vazio é li-te-ral-men-te querer esvaziar o que existe, ou poderia existir, na relação entre arte e público
Como um dos colegas comentou acima:
Mais do que uma mera questão de pixação, estamos diante da agonia pública de uma das mais importantes instituições culturais do país.
Até entendo a vontade dos curadores, pessoas vividas viajadas e “rodadas” em arte, de querer “renovar” e questionar a contribuição das bienais mundo afora buuuuut esse “F5″(o botão que atualiza as janelas de navegação na internet) torna-se extremamente arbitrário quando essa tal arte contemporânea é uma arte para poucos.A impressão que se tem é que tanto e Recife, como no Rio de Janeiro, São Paulo…Paris, Nova Iorque a arte contemporanea é uma especie de clubinho nada misto, e nem mesmo amistoso!
Sempre mostrando o que quer, e fazendo qualquer coisa que quiser virar arte o artista contemporâneo(nesse inclui-se os curadores) se irrita e equivoca-se ao perceber a invasão, intromissão por parte da participação do público.
Todos já sabemos que usa-se muito a palavra “diálogo”( xavão nas justificativas de trabalhos de arte contempoklshcwofhuoihfurew!) em situaçõs e obras que não dialogam em nada!Agora é a vez do vazio.Acho que vai ser normal ouvir isso nos proximos encontros de “arte” contemporanea:
“eu resolvi criar um vazio entre a arte e o publico, mas um vazio meu.Só meu!”
“O vazio entre o publico e arte mostra a necessidade de matermos a distância entre o que nós artistas e curadores fazemos e o que a “geral” pode viiiir a pensaaaaar sobre o que vem a seeer a arte contemporânea”

Digo isso pq tem um moooonte de artistas que seguem a risca o que as bienais e grandes artistas curadores e exposições sugerem, ou ditam.Então preparem-se para mais uma geração “vazia” que surge paralemente a essa lista de pessoas que estão pensando e gerando pensamento público e democrático.
Vou até repetir a declaração de autoritarismo assinada pela curadoria:

“pedimos a gentileza de que os visitantes não venham com bolsas grandes (mochilas são guardadas obrigatoriamente), pois elas terão de ficar no guarda volumes. Todos os visitantes deverão passar por detectores de metal e, quando solicitados, poderão ser inquiridos sobre possíveis pertences metálicos que estejam portando. A 28ª Bienal de São Paulo estará aberta normalmente ao público, amanhã, terça-feira, a partir das 10h, sem qualquer alteração em sua programação.”

Quem está certinho certinho é o tom lisboa no primeiro comment dessa lista:
Eu acho que o VAZIO não tem que ser preenchido.
Por isso lancei a VAZIO Off Bienal.

Me too chuchu…tô fora!
(Ah!vou colocar o link desta discurssão no meu blog)
;)



Por favor visitem os links e participem.