Funarte distribui cem bolsas de estímulo à criação e à reflexão crítica sobre as artes
Com formato inovador, o programa viabiliza a produção de obras e estudos em artes visuais, música, artes cênicas e literatura.
Segundo o presidente da Funarte, Celso Frateschi, as bolsas garantem condições materiais para o desenvolvimento do projeto e possibilitam a dedicação exclusiva do bolsista. "Isso favorece a profissionalização do setor e o aprofundamento do trabalho artístico", explica.
Os contemplados receberão as bolsas em três parcelas e terão seis meses para executar seus projetos. O edital prevê que todas as regiões do país sejam atendidas, em um esforço de descentralização dos recursos da fundação, de acordo com as diretrizes do Ministério da Cultura. O investimento total da Funarte no programa é de R$ 3,7 milhões.
As BOLSAS DE ESTÍMULO À CRIAÇÃO ARTÍSTICA serão destinadas a projetos de criação e pesquisa de linguagens nas áreas de 'artes visuais', 'literatura', 'dança', 'dramaturgia', 'fotografia', 'música popular' e 'música erudita'. Serão concedidas duas bolsas para cada uma dessas categorias em cada região do país, totalizando setenta bolsas. Os artistas e profissionais contemplados deverão desenvolver trabalhos inéditos, com o objetivo de ampliar a produção e a difusão das artes no Brasil.
Além de fomentar a produção, a Funarte busca, com as BOLSAS DE ESTÍMULO À PRODUÇÃO CRÍTICA EM ARTES, estimular a reflexão sobre as manifestações artísticas contemporâneas. Críticos, pesquisadores, artistas, professores, estudantes e outros profissionais das artes podem inscrever seus projetos nas categorias 'artes visuais', 'dança', 'música', 'teatro', 'interfaces dos conteúdos artísticos e culturas populares' e 'conteúdos artísticos em mídias digitais/internet'. Será concedida uma bolsa para cada uma destas categorias em cada região brasileira.
Celso Frateschi afirma que a Funarte quer contribuir para a produção intelectual sobre artes visuais, música e artes cênicas, além de investir em fotografia, literatura e mídias digitais. "Pretendemos também ampliar a discussão em todo o país sobre cultura popular, não em seu sentido mais genérico, mas no que diz respeito às manifestações artísticas populares brasileiras", define.
Os interessados devem enviar à Funarte seu projeto, acompanhado de currículo e ficha de inscrição, somente pelos correios, até 29 de setembro de 2008. As propostas aptas a concorrer às bolsas serão julgadas por comissões formadas por profissionais de notório saber em cada uma das categorias, de todas as regiões do país.
BOLSAS FUNARTE DE ESTÍMULO
À CRIAÇÃO ARTÍSTICA
>> Edital
>> Ficha de inscrição
>> Modelo de contrato
CATEGORIAS
Artes visuais
Desenvolvimento de projetos de criação individual nos segmentos que compõem as Artes Visuais contemporâneas, resultando em ações, obras ou processos inéditos para apresentação ou exposição pública.
Mais informações: bolsaartesvisuais@funarte.gov.br
Criação literária
Desenvolvimento de projetos de criação literária individual nos gêneros lírico e narrativo (conto, crônica, novela, poesia, romance), resultando em obras inéditas para publicação ou divulgação pública.
Mais informações: cepin@funarte.gov.br
Dança (coreografia)
Desenvolvimento de projetos de criação coreográfica individual para espetáculo em dança contemporânea, resultando em obras inéditas para montagem ou divulgação pública.
Mais informações: editaisdanca@funarte.gov.br
Dramaturgia
Desenvolvimento de projetos de criação dramatúrgica individual para teatro adulto ou teatro para infância e juventude, resultando em obras inéditas para montagem ou divulgação pública.
Mais informações: editaisteatro@funarte.gov.br
Fotografia
Desenvolvimento de projetos de criação fotográfica individual nos segmentos que compõem a Fotografia contemporânea, resultando em ações, obras ou processos inéditos para apresentação ou exposição pública.
Mais informações: bolsafotografia@funarte.gov.br
Música (composição erudita)
Desenvolvimento de projetos de criação e composição em Música Erudita para orquestra sinfônica, orquestra de câmara ou quartetos, entre outras formações, resultando em obras instrumentais inéditas para apresentação pública.
Mais informações: comus@funarte.gov.br
Música (composição popular)
Desenvolvimento de projetos de criação e composição em Música Popular em seus diversos gêneros, resultando em obras inéditas para apresentação pública.
Mais informações: comus@funarte.gov.br
BOLSAS FUNARTE DE ESTÍMULO
À PRODUÇÃO CRÍTICA EM ARTES
>> Edital
>> Ficha de inscrição
>> Modelo de contrato
CATEGORIAS
Artes visuais
Reflexão crítica sobre atividades ou processos, artistas, grupos de artistas ou instituições, nos segmentos que compõem as artes visuais contemporâneas no Brasil.
Mais informações: bolsacriticaartesvisuais@funarte.gov.br
Dança
Reflexão crítica sobre atividades ou processos, artistas, grupos de dança, coreógrafos ou instituições, nos segmentos que compõem as manifestações em dança contemporânea no Brasil.
Mais informações: editaisdanca@funarte.gov.br
Música
Reflexão crítica sobre atividades ou processos, artistas, compositores, grupos de música ou instituições, nos segmentos que compõem as manifestações em música contemporânea, tanto no campo popular como no erudito.
Mais informações: comus@funarte.gov.br
Teatro
Reflexão crítica sobre atividades ou processos, artistas, diretores, grupos teatrais ou instituições, nos segmentos que compõem as manifestações teatrais contemporâneas no Brasil.
Mais informações: editaisteatro@funarte.gov.br
Interfaces dos conteúdos artísticos e culturas populares
Reflexão crítica sobre atividades ou processos, artistas, grupos ou instituições, nos diversos segmentos que compõem as manifestações artísticas contemporâneas, onde possam ser identificados e reconhecidos diálogos ou referências concretas com expressões, artistas ou processos históricos da chamada cultura popular.
Mais informações: cepin@funarte.gov.br
Conteúdos artísticos em mídias digitais/internet
Reflexão crítica sobre atividades ou processos, artistas, grupos ou instituições, nos diversos segmentos que compõem as manifestações artísticas contemporâneas, onde possam ser identificados e reconhecidos diálogos, experiências, produtos ou referências concretas nas chamadas mídias digitais, de comunicação ou na veiculação ou difusão por meio da Internet.
Mais informações: cepin@funarte.gov.br