quarta-feira, 17 de março de 2010

Reabertura do MAMAM! DEMORÔA AÊ!hauhau



O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães – MAMAM, em seu momento de reabertura, apresenta a exposição-processo contidonãocontido que contribui para uma reflexão crítica e propositiva acerca da Coleção Mamam.

O desafio que se apresenta com a exposição-processo contidonãocontido é um passeio pela história da arte de Pernambuco que se viabilizará a partir de determinadas ações que pedem, cada uma delas, um tempo diferenciado. Essas ações têm vários níveis de relação com o visitante e assim colocam em prática uma crítica institucional construtiva ao trabalhar coletivamente, com o público interessado em arte, a partir da Coleção MAMAM, o acervo do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães.

A exposição deseja não somente mostrar parte da Coleção (que será exibida em três diferentes recortes curatoriais pensados em conjunto com o EducAtivo MAMAM e inaugurados a cada dois meses), como também tratar o museu como um laboratório: incentivar a pesquisa sobre arte de modo geral, e a investigação sobre artistas em particular, presentes ou não na coleção atual, propiciando ao mesmo tempo uma reflexão sobre os processos de aquisição de obras com o objetivo de constituir uma coleção coerente por parte das instituições, a consequente legitimação para o artista, a configuração de uma história da arte, assim como sobre a importância da arte na sociedade.

Propomos um espaço de exposição também pensado como uma sala de estudos que será alimentada pelo público-pesquisador durante os seis meses da exposição. Buscamos criar um espaço acolhedor e ao mesmo tempo lúdico, para que o público tenha acesso a todos os arquivos, sinta-se à vontade para sentar-se, ler, pesquisar e propor complementações sobre artistas nas pastas disponibilizadas, criar novas pastas, sociabilizar a informação em grupos, relacionar poéticas, estimular o contato com a nossa história através de artistas variados, quer façam ou não parte da Coleção MAMAM, quer sejam conhecidos por parte de um público mais abrangente, ou não.

O MAMAM reabrirá com mais novidades. Além da exposição contidonãocontido, que ocupará a sala permanente para exposição do acervo, no térreo, o Museu apresenta o Foyer Aloisio Magalhães, espaço dedicado ao designer pernambucano e que, em parceria com o Centro de Design de Recife, apresentará pequenas mostras de design ao longo do ano, e o Aquário Oiticica, que, na sua inauguração, contará com uma mostra sobre a vinda de Hélio Oiticica ao Recife, em 1978, a convite do artista Paulo Bruscky.

SERVIÇO

O quê: Exposição CONTIDONÃOCONTIDO | Foyer Aloisio Magalhães | HO/REC

Abertura: 17 de março de 2010, às 19h00

Onde: Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães – MAMAM

Endereço: Rua da Aurora, 265 - Boa Vista | Recife | PE

Telefones: (81) 3232.1694 | 3232.2188

Horário de funcionamento: terça a sábado, das 10h às 19h; domingos, das 10h às 17h.

Nenhum comentário: