domingo, 3 de junho de 2007

“Autômatos Monocromáticos”-Paulo Nenflidio-Rio de Janeiro


Exposição individual de Paulo Nenflidio. Composta de três
objetos que são desdobramentos da idéia da caixa
de música aleatória. Todos objetos são autônomos sendo
acionados de alguma forma pelo público. Alguns objetos
são acionados pela presença, outro por toque e outro
pela inserção de uma moeda. Quando acionados produzem
som e luz de forma caótica. Em alguns existe a
intenção de produzir uma música
eletro-caótica-concreta. Em todos o acaso é o elemento
fundamental. O artista utiliza seus conhecimentos de
eletrônica, música e construção para criar objetos
que juntam universos da cultura popular, de massa e da
mágica com o da tecnolgia. Cada objeto possui uma
única cor com variações de saturação e luminosidade. A
exposição ainda conta com alguns desenhos sobre lona.





Oráculo
2007
construção em madeira monocromada, circuitoseletrônicos e equipamentos sonoros.
130x50x45cm (corpo) e 20x20x10cm (falantes)

Uma máquina que possui oito fontes sonorasindependentese espacializadas e é acionada pela inserção de uma moeda. Quando acionado, quatro vozes sintetizadas discursam sobre as ciências exatas. A voz de um homem trata de assuntos relacionados a física, uma mulher sobre matemática, uma criança sobre biologia e um robô sobre química. As vozes são combinadas caoticamente por um circuito eletrônico.



Cramunhãozinho
2007
construção em madeira mocromada, circuito eletrônico, drive de CD e ampificador
80x40x40cm

Um autômato com a forma da figura popular do capeta. Possui 7 aparelhos de cd-rom que abrem e fecham aleatoriamente e é acionado pela presença do público.
Uma série de captadores magnéticos transformam as ondas magnéticas dos circuitos dos drives de CD em som.

Arcanjo
2007
construção em madeira mocromada, circuito eletrônico, equipamentos sonoros.
80x40x40cm

Um autômato com a forma de um anjo tecnológico.Produz som quando acionado pela presença do público.




sobre Paulo Nenflidio

2 comentários:

The Factory disse...

ola Netochka Nezvanova

Meu nome é Felipe P. Silva, sou estudante de Design da UCG (Universidade Católica de Goiás), estou desenvolvendo um projeto de final de curso e, em meio as minhas pesquisas na internet, percebi que seu blog continha um título de meu interesse de pesquisa, os automatos, e resolvi postar esse comentário, por nao ter seu email, para perguntar se você teria algum material relacionado a este título.
Agradeceria muito se você pudesse me enviar alguns links,para que eu possa ampliar minhas pesquisas, se não for incomodar é claro.
email: fesipe@gmail.com

The Factory disse...

ja ia me esquecendo de agradecer por estar lendo meu comentário, obrigado!!