quarta-feira, 6 de junho de 2007

Helio Oiticica na Tate Modern-Londres


Parangolé

Parangolé


Mais de 150 obras de Hélio Oiticica, entre trabalhos em papel e pinturas suspensas do teto, estão na mostra, que permanecerá aberta ao público até 23 de setembro.

Esta é a primeira grande mostra consagrada a Oiticica (1937-1980) no Reino Unido nos últimos 35 anos.

"Hélio Oiticica: The Body Of Colour" ("Hélio Oiticica: o Corpo da Cor") tem como tema a exploração das cores realizada pelo artista brasileiro antes do exílio em Londres em 1969, de onde continuou desempenhando papel decisivo no desenvolvimento da arte de vanguarda latino-americana.

"Oiticica usou a cor para estimular sensações visuais e táteis, implicando e envolvendo o público", explicou Mari Carmen Ramírez, curadora da mostra, que foi organizada em conjunto com o Museu de Belas Artes de Houston, Texas.

O artista, que morreu prematuramente, aos 42 anos, também entrou para a coleção permanente da Tate, que acaba de adquirir por um preço não divulgado sua obra mais importante "Tropicália", que inspirou e deu nome ao movimento cultural brasileiro que revolucionou a música, o cinema, o design, a moda e as artes do país nos anos 70.


http://www.tate.org.uk/modern/exhibitions/heliooiticica/

Nenhum comentário: