sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Piscinão da Benvinda de Carvalho-Belo Horizonte


Uma invasão de artistas cariocas a praia mineira...a piscina.

Essa invasão ocorrerá na Galeria Murilo Castro comemorando o verão, época tão fértil e adorada pelo povo litorâneo. E se dará da seguinte forma, um ônibus com mais de 40 artistas contemporâneos chegará na galeria no dia da abertura da exposição carregando seus respectivos trabalhos sob o braço. Esses artistas escolherão onde por suas obras de forma bem livre indo logo assim que terminado o trabalho de instalação das obras participar do churrasco à beira de uma piscina plástica instalada na Galeria.

Por que isso?

A Galeria Murilo Castro já possuiu inusitadamente uma piscina em seu interior que mais tarde veio a ser aterrada já que não era de grande valia como espaço expositivo. Uma exposição onde os artistas invadem a galeria e a piscina, só caberia nessa em questão.

Piscinão é uma manifestação típica do carioca de baixa renda, aquele que não tem acesso rápido e direto as grandes e famosas praias cariocas, governos passados inventaram o famoso piscinão para o suburbano. Sendo a arte uma atividade muito ligada às elites e a arte contemporânea ainda mais taxada de hermética e difícil, logo mais distanciada ainda da base da pirâmide social brasileira, resolvemos por em cheque tudo isso fazendo um evento que tenho o frescor a malandragem e a leveza de um churrasco à beira da piscina.

O evento terá a característica descontraída do carioca e do verão mas também estará cercado de obras de artistas já respeitados e outros ainda jovens porém com uma estruturada trajetória.

Acreditamos que o público que venha a visitar a galeria encontrará, alem do evento da abertura, a invasão e toda a operação de colocação das obras de todos os artistas ao mesmo tempo no espaço expositivo, participar de um churrasco e cervejada seguido de um bom batuque de samba e pagode; também uma mostra do que a arte contemporânea carioca vem fazendo.

Essa abertura e esse deslocamento dos artistas vindo de um sítio para outro e nesse último instalando suas obras e eles próprios se apropriando do espaço expositivo como seu próprio lar relaxado, animadamente, divertindo-se mas sempre e com mais força que de costume atuando como agentes da arte.

Os cariocas vão invadir com muito bom humor e arte a Galeria Murilo Castro nesse verão.



Venham todos e tragam os amigos!

Será neste sábado, dia 14 de fevereiro, às 12:00 horas, na Galeria Murilo Castro, Rua Benvinda de Carvalho, 60, Belo Horizonte,
quando o ônibus chegará do Rio com os artistas e o evento terá início.



Relação dos artistas participantes:

Alex Topini Guga Ferraz
Alexandre Sá Gustavo Speridião
Alexandre Vogler Heleno Bernardi
Andrei Muller Isabela Lira
Arjan Joaquim Paiva
Caroline Valansi Jorge Duarte
Celina Portella Júlia Debasse
Cesar Barreto Leo Videla
Chico Fernandes Lia do Rio
Claudia Hersz Luis Sérgio Oliveira
Dani Dacorso Luiza Baldan
Daniel Lannes Marco Antonio Portela
Daniel Murgel Osvaldo Carvalho
Eduardo Filipe Patrícia Gouvea
Felipe Varanda Pedro Paulo Domingues
Fernanda Antoun Pontogor
Fernando de La Roque Ricardo Pimenta
Flávio Vasconcelos Romano
Frederico Dalton Thiago Barros
Gabriela Maciel Valeria Costa Pinto
Geraldo MarcoliniVicente de Mello
Greice Rosa Walton Hoffmann


Curadoria, organização e texto de Marco Antônio Portela

Galeria Murilo Castro - Rua Benvinda de Carvalho, 60 - Belo Horizonte -MG
tel: +5531-32870110 www.murilocastro.com.br

Nenhum comentário: