sexta-feira, 16 de março de 2007

Louvre dos Emirados não verá nus. “estamos sendo obrigados a tratar do assunto com tato, e portanto, vamos evitar a provocação deliberada”


"A origem do Mundo"1866




“A origem do mundo” de Courbet-gustave( foto) é uma das obras das que nunca serão exibidas na filial árabe do Louvre.Tão pouco “Dora e o Minotauro” com o apetite carnal de Picasso integrará uma das 4 mostras temporárias, uma de grande porte, que o museu francês realizará anualmente em Abu Dhabi.
Neste sentido, o ministro francês da cultura, Renaud Donnedieu de Vabres, foi muito claro:

“estamos sendo obrigados a tratar do assunto com tato, e portanto, vamos evitar a provocação deliberada, não organizando, por exemplo, uma exposição sobre a arte erótica dos grandes mestres”.

Então façamos o link erotismo-tabus religiosos!
Segundo o jornal “Libération”, o “Louvre se comprometeu a não levar crucifixos para a capital do Golfo Pérsico. “não é verdade” diz o ministro, “não há nenhuma restrição sobre a escolha das obras”.

O Louvre de Paris-e outro museus, como Picasso, Orsay, met Versailles, que integram a Reúnion dês Musées Nationaux(reunião dos museus nacionais)-vão emprestar entres os anos 2012 e 2016, 300 obras, numero que será reduzido progressivamente, ate que a instituição arabe forme sua própria coleção.
Cada obra será emprestada por um período de que varia de seis meses a dois anos.Paralelamente a esses empréstimos, o acordo prevê exposições temporárias. Em troca disso, e de formar pessoal qualificado em museologia e restauração o Louvre parisiense e outras instituições da reunião dos museus nacionais receberão um aporte de um bilhão de euros, de onde 400 milhoes são somente pelo direito ao uso do nome LOUVRE, a serem pagos num prazo de 30 anos.
O projeto da filial do Golfo Pérsico é do arquiteto Jean Nouvel, será concebido e construído pelos franceses, e progressivamente o emirado vai compor seu próprio acervo.O prédio será inaugurado parcialmente em 2012 e vai ser bem grande!24 mil metros quadrados
6 mil metros quadrados destinados a futura coleção e 2 mil a exposições temporárias.


__________________________________________________________________

O museu francês recebeu 8,3 milhoes de pessoas em 2006 e expõe 35 mil obras de uma coleção de 445 mil. Com o orçamento de 188,6 milhões de euros uma primeira antena do Louvre foi criada nos estados unidos, em Atlanta, mas com um acordo de apenas 4 anos e num museu já existente.

A cada ano o louvre empresta cerca de 1400 obras e recebe em torno de 1000

Da coleção de 445 mil obras. 140 mil são desenhos.
___________________________________________________________________

Nenhum comentário: