quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Cartier Foundation-Rock and Roll


«O rock’n’roll é uma música de massa, para o grande público. É um ritmo que se desenvolve depois da Segunda Guerra, quando os Estados Unidos começam a ficar ricos e aparece a indústria do disco. É ligado aos grandes ídolos e principalmente, do ponto de vista musical, a uma simplificação harmônica.»
Fabiano Ribeiro.




A Fundação Cartier em Paris apresenta exposiçao inédita sobre o universo que influenciou o surgimento do rock'n'roll nos Estados Unidos. Situada entre 1939 e 1959, a mostra exibe uma série de cartazes, fotos antigas, objetos típicos, além de muita música. Na década de 50, graças à televisão, o rock'n’roll invadia os lares norte-americanos, provocando uma verdadeira revolução musical e social. A maneira de cantar e de interpretar de artistas como Elvis Presley, Chuk Berry, Little Richard e Jerry Lee Lewis fascinaram as gerações mais novas e chocaram parte da sociedade norte-americana, ainda ligada aos valores conformistas, segregacionistas e puritanos dos Estados Unidos do pós-guerra.

No primeiro andar da Fundação Cartier estão exibidos juke boxes, máquinas de tocar música dos anos 40 e 50, fotos inéditas de Elvis Presley, uma reprodução de um estúdio de gravação, e um um cadillac orginal da época, um dos carros preferidos das estrelas do rock'n’roll. No subsolo, uma série de cartazes, fotos e extratos musiciais lembram os ritmos que influenciaram os precursores do rockn'roll. A mostra Rock'n Roll 1939-1959 pode ser visitada até o próximo dia 28 de outubro na Fundação Cartier, em Paris.

Nenhum comentário: